O que fazer quando seu gato está com dificuldade para engolir devido a engasgo?

O que fazer quando seu gato está com dificuldade para engolir devido a engasgo?

Se você perceber que seu gato está com dificuldade para engolir devido a engasgo, é importante agir rapidamente para evitar complicações mais sérias. Neste artigo, vamos explicar o que você pode fazer para ajudar seu gato nessa situação.

1. Mantenha a calma e avalie a situação

O primeiro passo é manter a calma e avaliar a situação do seu gato. Observe se ele está tossindo, espirrando ou mostrando algum outro sinal de desconforto. Se você notar que seu gato está com dificuldade para respirar, é importante buscar ajuda veterinária imediatamente.

2. Verifique se há algum objeto preso na garganta

Com cuidado, abra a boca do seu gato e verifique se há algum objeto visível preso em sua garganta. Caso você encontre algo, NÃO tente remover com as mãos, pois pode machucar seu gato ou empurrar o objeto ainda mais para baixo. Leve-o imediatamente ao veterinário para que ele possa fazer a remoção adequada.

3. Tente induzir o reflexo de vômito

Se não houver nenhum objeto visível preso na garganta do seu gato, você pode tentar induzir o reflexo de vômito para ajudar a desobstruir as vias aéreas. Faça isso colocando uma pequena quantidade de água oxigenada 10 volumes em uma seringa sem agulha e injetando-a cuidadosamente na lateral da boca do gato. Em seguida, levante a cabeça dele para cima por alguns segundos para facilitar o vômito.

4. Realize compressões abdominais

Se o reflexo de vômito não funcionar ou se seu gato ainda estiver com dificuldade para engolir, você pode tentar realizar compressões abdominais para ajudar a desobstruir as vias aéreas. Para fazer isso, posicione seu gato de lado e coloque as mãos na parte inferior de sua barriga, pressionando gentilmente por alguns segundos.

5. Procure atendimento veterinário o mais rápido possível

Apesar das medidas acima, é fundamental procurar atendimento veterinário o mais rápido possível. Os veterinários possuem o conhecimento e equipamentos necessários para lidar com esse tipo de situação de forma segura e eficaz.

Conclusão

Quando seu gato está com dificuldade para engolir devido a engasgo, é importante manter a calma e agir rapidamente. Verifique se há algum objeto preso na garganta, tente induzir o reflexo de vômito e, se necessário, realize compressões abdominais. No entanto, sempre procure atendimento veterinário para garantir a saúde e bem-estar do seu gato.

Leave a Comment