O que fazer quando a água do aquário está com excesso de cloro ou cloramina?

O que fazer quando a água do aquário está com excesso de cloro ou cloramina?

Como veterinário especialista em Pets e Animais Domésticos, entendo a importância de manter a água do aquário sempre adequada para garantir a saúde dos peixes e demais habitantes do aquário. Um dos problemas que os aquaristas podem enfrentar é o excesso de cloro ou cloramina na água do aquário, o que pode ser prejudicial aos peixes. Neste artigo, vou explicar o que você pode fazer caso se depare com essa situação.

O que é cloro e cloramina?

O cloro e a cloramina são produtos químicos utilizados no tratamento da água fornecida pelas companhias de abastecimento, com o objetivo de eliminar bactérias, vírus e parasitas que podem ser prejudiciais à saúde humana. No entanto, esses produtos também podem ser tóxicos para os peixes, pois interferem no equilíbrio do ambiente aquático.

Como saber se a água do meu aquário está com excesso de cloro ou cloramina?

Existem testes específicos, conhecidos como testes de cloro e testes de cloramina, que podem ser utilizados para verificar os níveis desses produtos químicos na água do aquário. Além disso, alguns sinais podem indicar que há um excesso de cloro ou cloramina no aquário. Entre os principais estão:

  • Comportamento anormal dos peixes, como agitação excessiva;
  • Perda de apetite;
  • Mau funcionamento do filtro e diminuição da qualidade da água;
  • Presença de machas ou lesões nos peixes.

O que fazer para reduzir o excesso de cloro ou cloramina?

Se a água do seu aquário estiver com excesso de cloro ou cloramina, é importante agir rapidamente para minimizar os danos aos peixes. Veja algumas medidas que você pode tomar:

Deixe a água em repouso

Uma opção é deixar a água em repouso por algumas horas para que o cloro evapore naturalmente. No caso da cloramina, o processo de evaporação é mais lento, por isso talvez seja necessário aguardar mais tempo.

Utilize produtos de condicionamento da água

Existem no mercado produtos específicos para eliminar o cloro e a cloramina da água do aquário. Esses produtos são facilmente encontrados em lojas de aquarismo, e devem ser utilizados de acordo com as instruções do fabricante.

Faça mudanças parciais da água do aquário

Outra opção é realizar mudanças parciais da água do aquário utilizando água tratada previamente ou água mineral. Dessa forma, você estará diluindo o excesso de cloro ou cloramina presente na água.

Filtros de carbônio ativado

Os filtros de carbônio ativado também podem ser utilizados para remover o cloro e a cloramina da água do aquário. Esses filtros possuem uma grande capacidade de absorção de substâncias químicas indesejadas.

Conclusão

O excesso de cloro ou cloramina na água do aquário pode ser prejudicial aos peixes, mas com as medidas corretas é possível eliminar essas substâncias e manter um ambiente saudável para eles. Deixar a água em repouso, utilizar produtos de condicionamento da água, fazer mudanças parciais da água e utilizar filtros de carbônio ativado são algumas das opções disponíveis para resolver esse problema. Lembre-se sempre de realizar testes regulares na água do aquário para garantir que os níveis de cloro e cloramina estejam adequados.

Deixe um comentário